O aparelho fixo metálico é o modelo mais tradicional e utilizado pela maioria das pessoas que necessita de correção ortodôntica. Composto por bráquetes, fios metálicos e alastics, conhecido popularmente por borrachinhas.
Recomendado pelos dentistas, o aparelho fixo metálico consegue solucionar uma vasta variedade de problemas relacionados ao desalinhamento dos dentes e má oclusão.
Além da sua alta capacidade de corrigir diversos problemas, essa opção de aparelho possui um baixo custo se comparado aos demais modelos disponíveis.
Na Ferrari Odontologia, recomendamos o uso do aparelho fixo metálico após uma avaliação inicial e uma análise completa no paciente, entendendo suas necessidades e identificando o problema ortodôntico que o acomete.
Geralmente, indicamos o uso desse modelo de aparelho para pacientes que possuem desalinhamento dentário e má oclusão. Como dentes tortos, apinhamento dentário, diastemas, mordida cruzada, entre outros.
Na Ferrari Odontologia, antes de colocarmos o aparelho fixo metálico no paciente, fazemos a documentação ortodôntica completa, com fotos, radiografias e realizamos algumas medições para podermos iniciar o planejamento do caso.
Com o planejamento aprovado, iniciamos a montagem do aparelho, ou seja, fazemos a colagem dos bráquetes nos dentes, um a um em toda a arcada dentária.
Dependendo do caso, fazemos a colagem nas duas arcadas ou só em apenas uma em cada consulta.
Após a colagem dos bráquetes, começamos a fazer as ativações, que nada mais são que as trocas dos arcos, sendo essa troca realizada uma vez por mês. Inicialmente, começamos com um arco flexível e fino, e a cada consulta vamos evoluindo a espessura deles até chegarmos a um arco inflexível e mais grosso.
Os arcos são encaixados nos bráquetes e fixados com alastics de borracha, que podem ser coloridos ou não. Caso o paciente opte por alastics coloridos, ele pode fazer a escolha da cor que mais lhe agradar.
Por fim, depois que os dentes estão na posição desejada, fazemos a remoção dos bráquetes e instalamos os aparelhos de contenção.
Aqui na Ferrari Odontologia, possuímos algumas variações do aparelho fixo, sendo elas:
O procedimento é relativamente rápido, levando cerca de 30 a 60 minutos para a montagem do aparelho fixo metálico, já para as consultas de manutenção a duração é de 15 a 30 minutos.
Em relação a duração do tratamento, o tempo médio pode sofrer variações a depender do problema ortodôntico que o paciente apresenta, podendo demorar mais ou menos. Geralmente, esse período possui duração média de 24 meses de uso.
Após a realização da colocação do aparelho fixo metálico, nós da Ferrari Odontologia recomendamos aos nossos pacientes que evitem ingerir alimentos duros demais, pois esse tipo de alimento pode fazer com que os bráquetes se soltem.
É válido lembrar que toda quebra do aparelho faz com que haja atrasos no término do tratamento, prolongando ainda mais o tempo de uso.
Em relação à higienização, ela deve ser realizada com bastante atenção, para não ter formação de placa bacteriana e de tártaro em volta dos bráquetes. Caso ocorra, podem-se formar manchas brancas no esmalte dentário que podem evoluir para cáries, comprometendo o resultado estético final.
Além da atenção máxima ao realizar a higienização bucal, o paciente deve se atentar na hora de fazer o uso do fio dental. Com o uso do aparelho, existe uma maneira apropriada de passar o fio por baixo do arco com o auxílio de um passa-fio.
Seguindo as recomendações, o tratamento pode acabar antes do previsto, resultando em um sorriso mais harmonioso e mais estético.
Descubra o poder de um sorriso saudável e bonito! Agende agora mesmo a sua avaliação na Ferrari Odontologia. A Dra. Viviane Ferrari, especialista em ortodontia, e a sua equipe esperam ansiosos por você!
Mostre a beleza do seu sorriso. Temos uma equipe de especialistas prontos para te atender.
© 2024 Ferrari Odontologia. Todos os Direitos Reservados