Ferrari Odontologia_Tracionamento

O tracionamento é uma cirurgia odontológica, seguida pelo uso do aparelho ortodôntico, que tem o objetivo de expor o dente permanente que está incluso, trazendo-o para fora do osso.

O tracionamento é uma cirurgia realizada em um dente que não erupcionou, ou seja, cujo nascimento do dente permanente não ocorreu no tempo previsto, sendo sua exposição impedida por estar dentro do osso ou pela pele que está em cima.

Esse procedimento tem a função de fazer o acesso até a coroa do dente, onde é colado um bráquete, a qual é a peça do aparelho ortodôntico.

Quando o Tracionamento é Recomendado na Ferrari Odontologia?

Na Ferrari Odontologia, o tracionamento é recomendado a partir de uma análise prévia da saúde bucal do paciente e do diagnóstico completo, assim como qualquer outro procedimento que oferecemos em nossa clínica.

No entanto, geralmente recomendamos a cirurgia em casos que o dente permanente não erupcionou no período determinado, conforme previsto na cronologia.

Como o Procedimento é Realizado Na Ferrari Odontologia?

Após uma análise prévia da saúde bucal do paciente, seguido do diagnóstico completo, nós iniciamos o planejamento para a cirurgia de tracionamento, onde obtemos todas as informações necessárias para o procedimento.

Fazemos a localização do dente incluso e a posição em que ele se encontra e preparamos o paciente para a cirurgia.

Em seguida, instruímos o paciente a ficar em jejum horas antes do procedimento, evitando comer ou beber por um período específico. Além de orientarmos sobre medicamentos pré-operatórios, se houver necessidade.

No dia da cirurgia, iniciamos com uma anestesia local na área que será tratada. Já com o local devidamente anestesiado, fazemos o acesso cirúrgico até o dente que não erupcionou e colamos um bráquete, o qual é a peça do aparelho fixo.

Um fio metálico fino é fixado ao bráquete, sendo deixada uma parte dele para fora da gengiva, assim, aos poucos o ortodontista responsável vai puxando este fio ao longo do tratamento ortodôntico.

Sendo assim, o dente incluso vai sendo tracionado gradualmente para fora da gengiva, até que ocupe o lugar correto e se alinhe perfeitamente, promovendo um sorriso mais harmônico. 

O Tracionamento é Feito Durante qual Tratamento?

Por se tratar de um procedimento que cujo objetivo expor o dente que não erupcionou, alinhando os dentes e promovendo um sorriso harmonioso, o tracionamento é uma cirurgia realizada durante o tratamento ortodôntico, com o aparelho dentário fixado nos dentes. 

Quanto Tempo o Procedimento Demora no Consultório?

O procedimento de tracionamento é uma cirurgia considerada rápida, sua duração no consultório da Ferrari Odontologia geralmente gira em torno de 1 hora.

No entanto, o processo completo de fazer o dente incluso sair da gengiva, ocupando seu local correto e se alinhando impecavelmente, dependerá da posição na qual o dente se encontra.

A duração do tratamento varia conforme o caso de cada paciente e da sua complexidade. 

Cuidados Após o Procedimento de Tracionamento

Após o procedimento de tracionamento, é de extrema importância que o paciente siga algumas recomendações e cuidados médicos, para uma recuperação mais rápida.

Mesmo que simples, o procedimento envolve uma cirurgia para a sua realização, por isso, é fundamental seguir corretamente as instruções do dentista quanto aos cuidados pós-operatórios. Sendo eles: 

  • Fazer repouso após o procedimento.
  • Aplicar compressas de gelo no local. 
  • Seguir uma dieta macia.
  • Manter uma higiene bucal adequada.

Procurando por um atendimento odontológico especializado e humanizado? Agende agora mesmo a sua avaliação aqui na Ferrari Odontologia.

Marque uma consulta com o Dr. Renato Colucci e Dr. Lucas Carneiro, especialistas em cirurgia odontológica, e transforme seu sorriso e aumente sua autoestima!