Ferrari-Odonto_Cirurgia-Apical

A cirurgia apical é um procedimento seguro e eficaz para tratar infecções ou lesões na área apical dos dentes. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico, pode haver riscos associados, como dor, inchaço, sangramento e infecção, que devem ser discutidos com o dentista antes do procedimento.

A cirurgia apical, também conhecida como apicectomia, é um procedimento odontológico delicado, feito com muita técnica e habilidade, realizado por profissional especializado em endodontia ou cirurgia.

O processo cirúrgico, minimamente invasivo, tem o objetivo de tratar infecções ou lesões no ápice da raiz do dente (área apical).

Geralmente, essa é uma solução utilizada em casos em que esses tipos de lesões e infecções não podem ser resolvidas por meio de tratamento endodôntico convencional (tratamento de canal). 

A cirurgia apical envolve a remoção da ponta da raiz do dente afetado, bem como qualquer tecido infectado ou lesado ao redor dela. 

Em alguns casos, também pode ser realizada a limpeza e o preenchimento da área afetada com material biocompatível para prevenir futuras infecções.

Quando a Cirurgia Apical é Recomendada Pela Ferrari Odontologia?

Esse tipo de procedimento cirúrgico, conhecido como cirurgia apical só é recomendada por nós, da Ferrari Odontologia, após análise detalhada do caso do paciente.

De modo geral, com base em nossa experiência em consultório odontológico, atendendo dezenas de pacientes diariamente ao longo de anos, podemos dizer que 

a cirurgia apical é recomendada quando uma infecção ou lesão na ponta da raiz do dente não responde ao tratamento endodôntico convencional, como o tratamento de canal. 

Ou ainda, quando após exames e constatação técnica do dentista responsável, nota-se que o paciente apresenta a necessidade de remover cistos ou tumores na área apical.

Como é Feita a Cirurgia Apical na Ferrari Odontologia?

O primeiro passo da realização da cirurgia apical aqui, na Ferrari Odontologia, é a consulta avaliativa. É nesse momento que iremos conversar com o paciente, entender suas particularidades e traçar o plano de ação de como será feito o procedimento, visando o conforto e a segurança.

Após essa etapa, caso não tenha nenhum impeditivo, nós iniciamos o procedimento pela aplicação da anestesia local. Isso faz com que o paciente se mantenha confortável o tempo todo, sem sentir incômodos ou desconfortos.

Assim que anestesiada a área, o dentista responsável faz uma incisão na gengiva do paciente para expor a área apical do dente afetado. Então, a área é limpa e preparada para que possa receber um selamento adequado.

Quais São os Materiais Utilizados Pela Ferrari Odontologia na Cirurgia Apical? 

Durante a cirurgia apical, realizada aqui, na Ferrari Odontologia, podemos utilizar materiais como:

  • Instrumentos cirúrgicos específicos
  • Além de materiais de sutura 
  • E, se necessário, materiais de preenchimento biocompatíveis para selar a área tratada.

Quanto Tempo Demora para Realização da Cirurgia Apical no Consultório?

O tempo de execução da cirurgia apical aqui, no consultório da Ferrari Odontologia, pode variar de 30 minutos, podendo chegar a 1 hora de duração.

Essa variação se dá devido às nuances do caso, como nível de complexidade e extensão da cirurgia, facilidade ou dificuldade de acesso da área, questões específicas do paciente, entre outros fatores.

Cuidados Indicados Pela Ferrari Odontologia no Pré e Pós-Procedimento

Antes da cirurgia apical, o paciente pode ser instruído pelo dentista responsável a evitar comer ou beber por um período específico de tempo. 

Após o procedimento, podem ser prescritos medicamentos para controle da dor e prevenção de infecções. 

É importante ressaltar que é imprescindível seguir as instruções do dentista quanto à higiene oral e dieta durante o período de recuperação.

Conheça nossos tratamentos minimamente invasivos, com resultados incríveis! Agende sua consulta online aqui, na Ferrari Odontologia, e converse com os nossos especialistas em endodontia, Dr. Renato Colucci e Dr. Lucas Carneiro.