A dentística é uma das áreas da odontologia que atua em tratamentos funcionais e nas alterações estéticas faciais, bastante procurada por pacientes que sofrem com baixa autoestima, ocasionada pela insegurança e vergonha do próprio sorriso.
Ao mesmo tempo, essa especialidade promove um impacto psicológico positivo, por meio de uma transformação que ocorre de fora para dentro.
Estresse e tratamentos dentísticos estéticos? Qual a relação? Um sorriso bonito e bem cuidado está diretamente conectado à autoestima e ao bem-estar pessoal.
Primeiramente, uma pessoa com problemas odontológicos ligados à estética, sofre com a vergonha que esse sorriso imperfeito causa, o que acaba gerando estresse e outros sintomas.
A Dentística: restaurando a saúde e estética do seu sorriso possui relação direta na melhora da autoestima.
A importância da dentística na autoimagem fica visível através da aplicação de tratamentos funcionais e estéticos, que proporcionam bem-estar físico e mental para os pacientes.
Estética Facial e Autoimagem
Quando pensamos em felicidade, logo imaginamos uma pessoa sorrindo com os dentes à mostra e com um sorriso perfeito e bem cuidado, esse simples exercício nos mostra que o ideal de felicidade está conectado à estética facial.
No entanto, poucas são as pessoas que nascem com uma dentição perfeita, a maioria se incomoda com algum defeito relacionado ao seu sorriso, o que acaba interferindo negativamente na sua autoimagem.
Sorriso gengival, dentes amarelados, desgastados ou até mesmo a ausência deles, são um dos motivos que fazem as pessoas terem vergonha de sorrir em público.
Os problemas odontológicos além de prejudicar a funcionalidade dos dentes, acarretam alterações no apoio e sustentação da face, pele e músculo, ocasionando em uma aparência envelhecida.
A ausência de confiança para expressar emoções, a vergonha de interagir com as pessoas ao redor e a percepção negativa da autoimagem, fazem com que a autoestima desse indivíduo inexista, afetando também sua saúde mental.
Dentística e Transformações Estéticas
A transformação facial através da dentística e seu efeito psicológico é um dos motivos que fazem as pessoas que sofrem com um sorriso imperfeito a buscarem ajuda de um profissional especialistas na área.
Então, hoje em dia são muitas as técnicas disponíveis, para conquistar um sorriso bem cuidado e sentir os efeitos da dentística na autoestima, conheça algumas delas:
- Clareamento dental;
- Facetas de porcelana;
- Facetas em resina;
- Troca de restaurações escuras por restaurações claras;
- Correção de sorriso gengival;
- Restauração de dentes desgastados e quebrados;
- Entre outros.
A autopercepção após procedimentos de dentística estética é imediata, na hora o paciente já consegue ver seu rosto e sorriso mais harmônicos, recuperando sua autoestima automaticamente.
O sentimento de felicidade e satisfação é garantido, a dentística não oferece apenas alterações estéticas faciais e saúde mental, ela devolve o bem-estar do indivíduo, fazendo com que ele não precise mais esconder suas emoções ou se privar do contato social.
Efeitos Psicológicos Positivos
O impacto psicológico de procedimentos odontológicos estéticos vai muito além da aparência e melhora do rosto e sorriso, ele está diretamente ligada a diversos efeitos psicológicos positivos que eles proporcionam ao paciente.
Estudos apontam que a correção de problemas odontológicos melhoram a qualidade de vida, a autoimagem, a saúde bucal e restauram a autoestima.
Ademais, a saúde mental é recuperada devolvendo a capacidade do paciente sorrir de novo sem preocupações e se sentir bem com seus dentes, isso tudo se deve pela influência das mudanças estéticas faciais na confiança do indivíduo.
Impactos Negativos e Desafios
A influência da dentística na percepção social atualmente está gerando desafios maiores, uma vez que os pacientes estão cada vez mais buscando resultados de grande impacto no sorriso.
Clareamentos cada vez mais próximos do branco absoluto, cópias de outros sorrisos de personalidades da mídia. Então, uma lista cada vez mais extensa de exigências repleta de pontos suscetíveis a frustrações e falhas.
O que pode não ser o bastante para atender as expectativas do paciente, uma vez que os procedimentos realizados variam de pessoa para pessoa, por cada uma delas ter sua singularidade e o resultado final pode não ser como o esperado.
Desse modo, essa busca pelo modismo gera transtornos psicológicos de imagem corporal, fazendo com que o paciente fique cada vez mais insatisfeito com os resultados. Podendo até gerar uma ansiedade relacionada às alterações estéticas faciais durante o tratamento.
O papel da dentística na saúde mental está em entregar ao paciente um sorriso saudável e bonito, mas a partir do momento que esse indivíduo busca algo que fuja da sua singularidade, as repercussões psicológicas do aprimoramento estético dental serão negativas.
Considerações Éticas e Psicológicas
É de extrema importância que o profissional de odontologia desenvolva uma relação de confiança com seus pacientes e vice-versa, a base de uma comunicação transparente e honesta, visando entender quais são as expectativas sobre o tratamento e o resultado esperado.
O profissional deve esclarecer ao paciente os riscos do procedimento, quais são os objetivos, custos e valores, além de oferecer uma alternativa para o tratamento proposto.
A maioria dos pacientes tem medo quando o assunto é tratamento odontológico e a influência da odontologia estética na psicologia tem como objetivo facilitar o enfrentamento desses transtornos, para que o paciente se sinta seguro até o fim do tratamento.
A psicologia por trás das transformações faciais dentísticas ajuda reduzir esse medo já no atendimento humanizado, utilizando abordagens éticas e empáticas, além de explicar com o máximo de informações e de forma clara como irá se dar cada procedimento para esse paciente.
Estudos de Caso
Antes de tudo, aqui na clínica Ferrari Odontologia transformamos milhares de sorrisos com nossos procedimentos odontológicos de tecnologia avançada, como facetas, coroas e impacto na autoestima, já são mais de 22 anos de existência repleta de muita experiência e dedicação.
Confira, então, alguns relatos pessoais de nossos clientes que foram impactados positivamente pelos nossos tratamentos:
“Experiência muito positiva. Tratamento excelente de primeira linha com Dr.Renato, Dra.Viviane e Dr. Lucas. Atendimento logo na chegada com Nicole muito gentil em todos os momentos. Fernanda também. Fiz prótese com pinos, sou outra pessoa para sorrir, comer e falar. Só gratidão”. — Suely L. A. Lima
“O sorriso da minha família está muito mais bonito graças a competência e dedicação dessa equipe maravilhosa. Obrigada por tanto. Gostei”. — Solange Nascimento Ramos de Souza
“Para quem procura alta tecnologia, profissionais especializados, atendimento diferenciado, esse é o lugar certo!
Profissionais honestos nas suas indicações, coerentes com as condutas e muito claro com o paciente do que é possível e como chegar no resultado!
Eu e minha esposa realizamos tratamento de limpeza, clareamento e canal.
Preço justo e atendimento premium.” — Wanderson Braga
Mudança significativa física e emocional
Primeiramente, os procedimentos estéticos vão além da mudança física, eles oferecem uma série de benefícios, que vão desde a funcionalidade até a recuperação da autoestima.
Então, um sorriso bem cuidado e saudável abre as portas da oportunidade. Trazendo de volta a felicidade perdida, ocasionando em uma saúde mental em dia, seja qual for a sua necessidade. Então, nós da Ferrari Odontologia estamos aqui para lhe oferecer um tratamento com tecnologia avançada, com atendimento personalizado e humanizado.
Prezamos em oferecer alterações estéticas faciais que irão proporcionar qualidade de vida elevada, autoestima recuperada e autoconfiança restaurada, com cuidados odontológicos oferecidos pelos nossos profissionais de dentística.
Ainda com dúvidas sobre alterações estéticas faciais? Confira nossas perguntas e respostas abaixo:
1.Como as alterações estéticas faciais promovidas pela dentística podem afetar a autoestima dos pacientes?
Acima de tudo, um sorriso bem cuidado e saudável, restaura a autoconfiança e transforma como a pessoa se enxerga. Impactando diretamente na sua autoestima e elevando-a.
2.Quais são os principais procedimentos de dentística que podem causar alterações estéticas faciais?
Principalmente, os principais procedimentos de dentística que podem causar alterações estéticas faciais são: clareamento dental, facetas de resina, implantes dentários, troca de restaurações escuras por restaurações claras, restauração de dentes desgastados e quebrados e correção de sorriso gengival.
3.A reabilitação oral pode ajudar a melhorar o aspecto estético do sorriso?
A reabilitação oral não só ajuda a melhorar a estética do sorriso como também auxilia na restauração da funcionalidade da boca.
4.Existe alguma relação entre as alterações estéticas faciais e problemas emocionais?
Em primeiro lugar, em sorriso mal cuidado e com problemas odontológicos impacta diretamente na autoestima, ocasionando diversos problemas emocionais, podendo até mesmo se agravar para um quadro depressivo.
5.Como lidar com possíveis insatisfações em relação às mudanças estéticas faciais provocadas pela dentística?
Primeiramente, as possíveis insatisfações em relação às mudanças estéticas faciais podem ser solucionadas a partir de um entendimento maior sobre os resultados que o paciente espera. Então, partir disso, oferecer uma alternativa que irá resultar no resultado esperado.
6.Qual é a importância da consulta psicológica prévia antes de realizar procedimentos odontológicos que modificam a aparência facial?
Antes de tudo, a consulta psicológica prévia é de extrema importância. Então, ao permitir que o profissional entenda as expectativas do paciente quanto ao resultado, apresentando expectativas realistas e preparando-o para o tratamento.
7.Os resultados das alterações estéticas faciais são permanentes ou reversíveis?
Nem todos os resultados provenientes das alterações estéticas faciais são reversíveis, porém os efeitos são temporários, podendo não dar continuidade na renovação.
8.Como escolher um profissional qualificado para realizar procedimentos que envolvem modificações estéticas faciais na área da Odontologia?
Acima de tudo, a escolha do profissional qualificado deve ser feita cuidadosamente. Então, prefira profissionais especializados em dentística, que atuem na área sendo habilitados para realizar tal procedimento.
9.Quais são os cuidados pós-tratamento recomendados para manter as alterações estéticas faciais por tempo prolongado?
Os cuidados pós-tratamento podem variar conforme a alteração estética facial realizada, por isso, é importante seguir as recomendações indicadas pelo seu profissional de confiança.
10.O seguro saúde cobre tratamentos odontológicos relacionados às alterações estéticas faciais promovidas pela Dentística?
Primeiramente, para obter essa informação é preciso consultar seu convênio médico para saber quais procedimentos seu plano odontológico cobre.
Procurando por atendimento em Dentística? Que também prevê e cuida dos impactos psicológicos, enquanto potencializa a estética do seu sorriso? Então marque uma consulta hoje mesmo e converse com a nossa especialista Dra. Viviane Ferrari.