Ferrari Odonto_ Retratamento de Canal

O tratamento de canal é um procedimento que visa limpar e desinfectar o canal radicular quando ele apresenta inflamações e infecções.

Essa solução garante que o dente, após tratado e obturado com material odontológico específico, tenha sua estética e função completamente restauradas.

O tratamento de canal, também conhecido como endodontia, é um procedimento odontológico, feito em consultório, que tem o objetivo de eliminar condições infecciosas ou inflamatórias do dente.

Nesse tratamento, é realizada a remoção da polpa dentária infectada ou inflamada de dentro do dente, além da limpeza e desinfecção do local.

Após essa primeira etapa, o canal radicular é preenchido com um material obturador, restaurando a saúde e a função do dente afetado. 

Durante o tratamento de canal, o dentista remove a polpa dentária danificada, que pode estar infectada devido à cárie profunda, trauma ou outras causas. 

Em seguida, o interior do canal radicular é limpo, desinfectado e preenchido com um material obturador para selar o canal e evitar a recorrência da infecção.

Quando o Tratamento de Canal é Recomendado Pela Ferrari Odontologia?

O tratamento de canal é uma solução bastante comum dentro da odontologia, especialmente, porque ele é um recurso muito presente em casos onde o paciente chega à clínica com dor intensa e em situações de emergência.

Apesar disso, aqui, na Ferrari Odontologia, nós não recomendamos qualquer tipo de tratamento, antes de uma prévia avaliação criteriosa e cuidadosa, considerando o histórico do paciente e suas necessidades específicas.

O que podemos dizer, de modo geral, é que o tratamento de canal é, geralmente, indicado quando a polpa dentária está inflamada ou infectada, o que pode causar dor intensa, sensibilidade ao calor ou frio, inchaço na gengiva ou formação de abscesso dentário.

Como é Feito o Tratamento de Canal na Ferrari Odontologia?

O paciente que for realizar o tratamento de canal aqui, na Ferrari Odontologia, passará por algumas etapas durante o procedimento.

Primeiramente, após uma análise da situação específica e da necessidade do tratamento de canal, nosso profissional endodontista iniciará a preparação do paciente para que a dor cesse e não haja mais desconforto.

Isso é feito através da aplicação de uma anestesia local.

Assim que o local estiver completamente anestesiado, o nosso especialista faz um acesso ao interior do dente, o intuito é remover a polpa dentária danificada por meio de instrumentos odontológicos específicos, chamados de limas endodônticas.

Em seguida, a área do canal é limpa e desinfectada com soluções antibacterianas. E, finalmente, é realizado o preenchimento do canal com um material obturador, como a guta-percha.

Quais São Os Materiais Utilizados Durante o Tratamento de Canal?

Durante o tratamento de canal aqui, na Ferrari Odontologia, são utilizados materiais como limas endodônticas, soluções irrigadoras, materiais obturadores (como a guta-percha) e selantes selar o acesso ao canal. 

Além disso, o dentista utiliza radiografias intraorais para auxiliar na localização e avaliação do canal radicular.

Dependendo do caso do paciente em especial, podem ser utilizados outros materiais e recursos necessários durante o procedimento.

Quanto Tempo Demora para Fazer o Tratamento de Canal no Consultório?

Aqui, na Ferrari Odontologia, nós prezamos sempre pela excelência e, por isso, todos os nossos procedimentos são realizados de maneira personalizada.

Diante disso, o tempo de duração do tratamento de canal em nosso consultório pode variar conforme o paciente e o caso a ser tratado.

De maneira geral, o tratamento de canal pode ser feito em sessão única, com duração média de 2h ou ainda o procedimento pode ser feito em etapas, divididas em algumas sessões.

Procurando por um atendimento odontológico especializado e humanizado? Agende agora mesmo a sua avaliação aqui, na Ferrari Odontologia.

Nossa especialista em endodontia, Dra. Patrícia La Torre está preparada para lhe oferecer a melhor solução personalizada para você!