Guia Completo sobre Dentística: Restaurando a Saúde e Estética do Seu Sorriso

Tratamentos Clínica Ferrari Odonto

A dentística é um dos segmentos que mais tem se expandido nos últimos anos. Com técnicas avançadas de tratamento, clareamento dental ou necessidades estéticas, em suma, pacientes têm reconquistando sua alegria em sorrir.

Nesse guia completo sobre dentística, você irá compreender os principais tratamentos estéticos dentários, o que de fato esse segmento representa e ainda, qual a importância dos profissionais que atendem essa especialidade.

O que é dentística e como funciona essa especialidade?

Entende-se como dentística a área da odontologia que engloba os tratamentos preventivos, funcionais e os estéticos, pois profissional que atua nesse segmento irá atuar para preservar o bem-estar bucal do paciente, seja em restaurações ou em procedimentos estéticamente necessários.

Dentre os procedimentos mais comuns nós realizamos podemos citar a aplicação de lentes de contato dentais, facetas de resina, restaurações de dentes cariado, e principalmente, quebrados e clareamento dental.

Por que a dentística é tão importante?

A dentística é uma das áreas fundamentais na odontologia e as razões disso são:

  1. Saúde bucal em dia: Manter a saúde bucal em dia, livre de problemas dentários e doenças gengivais é o primeiro passo para também manter outras partes do corpo bem cuidadas, como o coração e o pâncreas. Prevenir as cáries é fundamental, por isso, aqui você encontra um guia prático de como manter esse processo de prevenção sempre em dia.
  2. Evita problemas dentários mais graves: Com rotinas periódicas de higiene bucal, exames e avaliações, é possível prevenir o aparecimento de problemas maiores.
  3. Manter os dentes naturais saudáveis: Por um processo de dentística recorrente, fica muito mais fácil garantir a saúde da dentição natural, por isso controle de práticas mastigatórias ou mantendo a estética bucal adequada.
  4. Restauração de dentes cariados: Seja por conta de traumas ou da falta de limpeza adequada, a dentística irá garantir uma ação rápida no reparo desse dente afetado, garantindo assim, que a restauração seja realizada no menor tempo possível. Entenda como funciona o passo a passo para restauração de um dente danificado.
  5. Melhorando a estética bucal: Além de toda a parte de saúde bucal, esse segmento também se preocupa com a parte estética, auxiliando que o paciente sinta-se bem com seu sorriso, pois através do uso de facetas dentárias, procedimento de clareamento ou outras técnicas, garantir a confiança ao sorrir se tornará muito mais fácil.


Se você ainda tem dúvidas sobre quando é o momento certo de recorrer a um profissional em dentística, temos um conteúdo completo sobre o assunto. Nele, é possível compreender, inclusive, quando é o momento correto de tratar seu sorriso.

Quais são os procedimentos mais comuns realizados pela dentística?

Dentre os procedimentos mais comuns para essa especialidade estão:

  • Restaurações em resina;
  • Remoção de cáries;
  • Limpeza bucal, também conhecida como profilaxia;
  • Lentes de contato Dental;
  • Facetas Laminadas;
  • Facetas em Resina.


É muito importante que cada um dos procedimentos citados acima seja realizado por um profissional altamente qualificado, utilizando materiais de extrema qualidade, a fim de o sucesso do procedimento é garantido.

Para entender quais são os materiais utilizados em restaurações e a importância da qualidade, veja esse guia completo.

Como os dentes ficam após a restauração? Eles podem voltar a doer?

Após o procedimento de restauração, o mais comum é que os incômodos e as dores desapareçam. Sensibilidades e pequeno desconforto no local podem surgir após o procedimento, mas somem em poucos dias.

A restauração dentária foi criada, justamente, para reparar o dano causado por um trauma ou uma cárie, devolvendo a integridade total do dente. Como dito, a remoção do tecido danificado pode causar dor local, mas que é temporária. 

Se mesmo após a restauração, a dor e a sensibilidade persistirem, será preciso avaliar:

  • Se houve algum tipo de falha na restauração ou se o material utilizado foi de baixa qualidade;
  • Se por uma questão de falta de higiene bucal, novas cáries não apareceram;
  • Se não existe uma infecção ou uma inflamação na polpa do dente, devido a um trauma e para isso, um tratamento de canal precisará ser realizado.


Caso seja verificado que todos os itens acima mencionados estão corretos e que não há qualquer problema inflamatório, a restauração pode ter causado uma sensibilidade em seu dente.

Para isso, já existem tratamentos alternativos, como o caso do laser. Antes, só é preciso compreender em que casos o laser se aplica melhor. Temos um material que pode auxiliar nesse entendimento.

O que você deve saber antes de fazer clareamento dental?

O clareamento dental vem sendo uma das técnicas da dentística mais procuradas, seja pela aparência do sorriso, seja para corrigir algum problema de autoestima.

É inegável que para muitos pacientes, o clareamento dental é fundamental para resolver problemas psicológicos, auxiliando no reencontro com autoestima e a redescoberta do sorriso.

Clareamento dental é um assunto de interesse altíssimo, por isso há um material exclusivo sobre isso.

Antes de buscar um dentista especialista em facetas é muito importante que você tenha informações precisas e claras sobre como funciona esse procedimento.

Muito mais que um processo estético, o clareamento dental é um procedimento que precisará ser feito alinhado ao nível da sua expectativa e necessidade.

Com o grande interesse por facetas, nada melhor do que entender quando elas são mais indicadas e há um material onde você poderá tirar todas as suas dúvidas.

Agora, se você já está decidido em fazer o clareamento, saiba que:

  • Procurar um dentista especializado é importantíssimo. Evite fazer o uso de produtos para clareamento dental em casa, pois eles irão danificar o esmalte de seu dente e podem causar extrema sensibilidade.
  • Alinhe com seu dentista de confiança as expectativas para esse procedimento, afinal dentes extremamente brancos podem ficar muito artificiais;
  • Pergunte sobre os efeitos colaterais e entenda que é possível que por algum tempo, seus dentes fiquem com sensibilidade extrema. No entanto, há produtos que podem auxiliar nesse processo.
  • Será necessário um processo de manutenção desse clareamento para garantir que os efeitos durem por mais tempo.


O importante é tirar todas as dúvidas com o dentista antes do procedimento, assim tudo correrá da  forma mais tranquila possível.

Facetas dentárias e lentes de contato são iguais?

Apesar de parecidos, as facetas dentárias e as lentes de contato dental não são o mesmo procedimento. Há diferenças entre eles:

Facetas dentárias

São mais finas e possuem um material de cerâmica colocadas na superfície frontal dos dentes.

Costumam ser usadas em pequenas imperfeições estéticas, como manchas, irregularidades, espaçamento em excesso, desalinhamento.

Sua colocação requer muitos cuidados, é necessária a remoção de uma quantidade de esmalte dentário e com isso, garantir uma melhor aderência ao dente. Sempre feitas sob medida, a estética visual é excelente.

Tem interesse em facetas para dar um up no sorriso? Veja se elas são as melhores opções para sua necessidade.

Lentes de contato dentais

As lentes de contato são bem parecidas com as facetas, porém são bem mais finas. Podemos comparar com as lentes de contato para os olhos, tamanha a sua espessura (0,2 a 0,5mm).

A principal utilização delas é bem parecida com as facetas; seu grande diferencial é que, por serem ultrafinas, exigem um desgaste muito menor do dente para aplicação, conservando mais o esmalte.

A escolha entre uma dessas duas técnicas vai conforme a avaliação da necessidade de cada paciente. É sempre importante avaliar junto ao seu dentista qual a melhor opção em seu caso.

Dentre as opções de materiais que podem ser utilizadas em lentes de contato ou facetas,a dúvida sempre surge: Veneers vs Laminados. – Qual o melhor? Isso poderá resolver suas dúvidas.

É possível corrigir pequenas imperfeições nos dentes apenas com procedimentos de Dentística?

Através da gengivoplastia ou da gingivectomia é possível corrigir por procedimentos cirúrgicos o sorriso gengival.

Esse tipo de procedimento indica-se para pacientes que têm excesso de gengiva cobrindo o esmalte dos dentes.

Ambos os procedimentos farão a remodelagem da gengiva para tornar o sorriso mais harmonioso, equilibrando a relação entre dentes e lábios.

Apesar de invasivos, ambos os procedimentos são seguros quando realizados por dentistas experientes.

O tempo de recuperação é relativamente rápido e após o período, sendo assim é possível avaliar a inclusão de facetas ou lentes para completar o sorriso.

É importante que você siga à risca as recomendações do seu dentista em cada procedimento, para garantir a obtenção dos resultados estéticos.

Nesse conteúdo completo, um checklist pós-tratamento, você pode encontrar a confirmação dos cuidados básicos que sempre deve seguir.

Quando o paciente deve recorrer à dentística? 

A procura por um consultório odontológico especializado em Dentística, deve ocorrer tanto em situações preventivas, estéticas ou em caso de algum incômodo ou sensibilidade incomum.

A maioria desses profissionais solicitará uma consulta de avaliação prévia para avaliar a sua saúde bucal. 

Em alguns casos, é possível fazer essa avaliação por meio de teleconsultoria odontológica. No entanto, faremos qualquer procedimento dentro do consultório, com todo o respaldo adequado.

No consultório, será possível avaliar qual a melhor abordagem de tratamento, incluindo a estética, já que os processos tecnológicos estão avançando rapidamente.

Para você que busca confiança ao sorrir, mas não sabe por onde começar, fale com um de nossos consultores e agende uma visita.

Teremos o prazer em proporcionar um sorriso ainda mais feliz.

Ainda tem dúvidas sobre os tratamentos?

Em uma área com tantas possibilidades é bastante comum que muitas dúvidas apareçam, por isso, abaixo você encontrará algumas que são mais comuns.

O que é Dentística?

É uma área da odontologia que se preocupa em prevenção, tratamento e diagnóstico com problemas de estética e correções dentais. Em suma, incluindo, clareamento dental, facetas e restaurações.

Qual a diferença entre obturação e restauração dental?

Restauração dental é a forma mais ampla que se refere a qualquer procedimento para recuperar um dente. Contudo, a obturação é um processo de preenchimento do canal do dente após a remoção do nervo.

Clareamento dental faz mal aos dentes?

Se realizado corretamente e por profissionais de qualidade, em suma, o processo é bastante seguro e não causará nenhum dano aos dentes.

Quais são os principais tratamentos realizados em Dentística?

Os principais tratamentos realizados, só para exemplificar, são as clareamento dental, restaurações, facetas e correção de sorriso.

Restauração dói?

Os procedimentos de restauração s feito com anestesia local, ao propósito do bem estar do paciente.

Posso fazer uma restauração mesmo se meu dente não doer?

Nós recomendamos que você faça a restauração o mais breve possível, independentemente de o dente doer ou não, para evitar o avanço do problema.

Qual é o material mais usado nas restaurações dentárias?

Resina e porcela são os materiais mais comuns. Sendo assim, o que fará a diferença na escolha é a quantidade de estrutura perdida pelo dente.

Clareamento dental causa sensibilidade nos dentes?

Sim, porém em alguns casos o clareamento causa sensibilidade temporária nos dentes.

Partilhar com: