Ferrari Odonto_ Enxerto Ósseo

O procedimento de colocação de enxerto ósseo na odontologia visa reestruturar o local onde será inserido o implante.

Geralmente, esse tratamento é feito em pacientes que perderam a estrutura do osso devido à ausência de dentes e, por isso, não possuem situação adequada para sustentar pinos/parafusos necessários para a colocação de implantes.

O procedimento conhecido como enxerto ósseo nada mais é que um processo, minimamente invasivo, que visa a colocação de osso na maxila (arcada superior) ou mandíbula (na região inferior).

Ele é feito quando o paciente apresenta reabsorção óssea devido à ausência do dente na região.

O enxerto ósseo, geralmente, faz parte do processo de “preparação” do procedimento de implante, seja para a recolocação de apenas um dente ou da prótese protocolo sobre implante.

Quando o Procedimento de Colocação de Enxerto Ósseo é Recomendado?

Aqui, na Ferrari Odontologia, o procedimento de colocação de enxerto ósseo é recomendado após avaliação específica do caso do paciente via consulta em nosso consultório.

No entanto, podemos dizer, que de forma geral, esse tipo de indicação é feita por nós quando o paciente que fará o tratamento para a colocação de implantes não possui

quantidade adequada de osso na maxila ou mandíbula para sustentar os pinos de fixação.

Como É Feito o Procedimento de Colocação de Enxerto Ósseo na Ferrari Odontologia?

Para iniciar o procedimento de colocação de enxerto ósseo, primeiramente, nós fazemos o processo de avaliação do paciente, que consiste em análise de radiografias e tomografia computadorizada.

É através desses exames de imagem que conseguimos visualizar a necessidade, caso haja, e a quantidade e tipo de enxerto mais adequado ao caso do paciente em questão.

No dia do procedimento, nós preparamos o paciente para que todo o processo ocorra com tranquilidade e sem dores ao paciente.

Então, aplicamos anestesia local e em seguida fazemos a abertura da mucosa precisamente no local onde será inserido o enxerto.

Posteriormente, possivelmente, fazemos a remoção de tecidos danificados para criarmos um leito adequado para o recebimento do enxerto ósseo.

Para que o enxerto não se mova inadequadamente e fique na posição que queremos, fazemos a fixação do material, que pode ser com pequenos parafusos ou membranas.

Para finalizar o procedimento, realizamos a sutura na mucosa com a intenção de deixar a área fechada e protegida para a sua cicatrização.

É possível, inclusive, iniciar a aplicação de PRP e PRF para agilizar todo o processo.

Quais São os Materiais Utilizados pela Ferrari Odontologia no Procedimento de Enxerto Ósseo?

Os enxertos ósseos utilizados para esse fim odontológico podem ter origens diversas.

Os mais comuns são os bovinos, equinos e suínos, ou seja, de origem animal. Além daquele de origem sintética.

Aqui, na Ferrari Odontologia, nós damos preferência aos enxertos de origem sintética, pois, este tipo não traz chance de contaminação decorrente do material por não ser de origem humana.

Quanto Tempo Demora para Aplicação do Enxerto Ósseo no Consultório da Ferrari Odontologia?

De modo geral, o procedimento aqui, na Ferrari Odontologia, leva de 40 minutos, podendo chegar até 1 hora, dependendo do volume de reconstrução a ser feita e de condições específicas apresentadas pelo paciente.

Quais os Cuidados Indicados pela Ferrari Odontologia após Procedimento de Aplicação de Enxerto Ósseo?

Nós recomendamos alguns cuidados importantes após procedimento de aplicação de enxerto ósseo. Primeiramente, é essencial que o paciente se mantenha em repouso por dois dias.

Além disso, deve tomar as medicações conforme prescrição do seu cirurgião dentista responsável, manter a higiene bucal em dia e evitar ingerir alimentos muito duros ou crocantes nesse início de recuperação.

Conheça nossos tratamentos minimamente invasivos e experimente ter um sorriso incrível! Agende sua consulta online aqui, na Ferrari Odontologia

O Dr. Renato Colucci, nosso especialista em implantodontia, está ansioso para receber você.