Clareamento-Dental-no-Consultorio-

O clareamento interno é um procedimento odontológico que consiste em clarear apenas o dente que possui a tonalidade diferente dos demais, que escureceu devido a traumas ou tratamento de canal.

Diferente do clareamento dental comum que atua na superfície, o clareamento interno é realizado no interior da estrutura dentária e apenas no dente que possui a tonalidade escurecida.

A técnica tem o objetivo de melhorar a estética dental do paciente, renovando sua autoestima e devolvendo sua confiança ao sorrir. 

Quando o Clareamento Interno é Recomendado na Ferrari Odontologia?

O clareamento interno é recomendado a partir de uma análise do paciente, porém, de modo geral, na Ferrari Odontologia recomendamos o procedimento para pacientes que sofrem com escurecimento dentário.

Podendo ser ocasionado por diversos fatores, como:                                            

  • Necrose da pulpa.
  • Manchas causadas por trauma dental.

 

Ainda que o procedimento seja eficaz, é importante ressaltar que, em alguns casos, pode não ser possível alcançar o clareamento desejado.

Sendo assim, é necessário considerar outras opções, como facetas ou coroas, para o paciente poder obter o resultado satisfatório. 

Como é Realizado o Clareamento Interno na Clínica?                                                      

Antes de realizarmos o clareamento interno, fazemos uma avaliação completa da saúde e dos tecidos ao redor do dente por meio de exames de radiografia, onde verificaremos a condição do tratamento de canal existente.

Após a análise completa, iniciamos o procedimento. Dependendo da localização do dente, fazemos uma abertura na parte posterior ou superior para ter melhor acesso ao seu interior.

Em seguida, removemos a parte escurecida e os restos do tecido pulpar que possam estar alterando a tonalidade natural do dente. É por essa abertura que realizamos a limpeza e preparamos o dente para receber o clareador.

Após aplicar o clareador no interior do dente fazemos um curativo provisório na abertura e deixamos ele agir durante alguns dias.

Para que o resultado satisfatório seja alcançado, é necessário realizar diversas sessões do procedimento com intervalos de 7 a 10 dias entre cada aplicação. Quando iremos realizar a troca do produto para que ele continue agindo do interior do dente. 

Logo após alcançar a tonalidade desejada, retiramos pela última vez o agente clareador e fazemos o fechamento permanente da abertura inicial com um restaurador definitivo.

Por fim, utilizamos uma resina semelhante à cor natural do esmalte dentário para ficar imperceptível à restauração da abertura.  

Ademais, é importante ressaltar que o resultado do procedimento em alguns casos requer manutenção ou reaplicação após alguns anos. Sendo fundamental a visita regular ao dentista.

Qual Material é utilizado para Realizar o Procedimento na Ferrari Odontologia?

Aqui na Ferrari Odontologia, prezamos constantemente pela qualidade dos materiais que utilizamos em nossos procedimentos, utilizando em nossa clínica apenas materiais de excelência.

Para realizar o clareamento interno, utilizamos peróxido de hidrogênio em concentrações de 30 a 35% ou perborato de sódio, que pode ser misturado com o peróxido ou água destilada. 

A escolha do material que será utilizado irá depender especialmente da avaliação do caso do paciente em questão.

Quanto Tempo Demora para Aplicação do Procedimento no Consultório?

O clareamento interno é um procedimento considerado simples e possui um tempo rápido de duração para a sua aplicação no consultório, levando em torno de 30 a 60 minutos para cada sessão.

No entanto, por se tratar de um clareamento, o número de sessões pode variar conforme o grau de escurecimento e a resposta do dente ao tratamento. De modo geral, é necessário de 2 a 5 sessões para chegar no resultado desejado.

Indicações e Cuidados Após o Clareamento Interno

É válido ressaltar que, apesar de o clareamento interno ser um procedimento tranquilo, algumas pessoas podem apresentar possível sensibilidade após a sessão. No entanto, essa reação é totalmente normal, desaparecendo rapidamente em alguns dias.

De modo geral, indicamos alguns cuidados a serem seguidos após o procedimento, sendo eles:

  • Evitar durante todo o período de tratamento alimentos e bebidas que manchem os dentes, como: café, vinho tinto, chás escuros, entre outros. 
  • Manter a higiene bucal em dia.
  • Realizar visitas regulares ao dentista.

Quer um sorriso perfeito e não sabe por onde começar? Agende agora mesmo a sua avaliação na Ferrari Odontologia.

Fale com a Dra. Patrícia La Torre, especialistas em estética odontológica, no conforto de sua casa!