Opções Estéticas em Dentística: Veneers vs Laminados

Veneers vs Laminados

Um sorriso bem cuidado e esteticamente bonito é o desejo da maioria, no entanto, existem diversas opções estéticas em dentística disponíveis atualmente, o que torna ainda mais complexa essa escolha, podendo gerar dúvidas sobre qual tratamento optar.

Qual a melhor escolha a se fazer para alcançar um sorriso alinhado e harmônico? Se você quer saber a diferença entre veneers vs laminados, continue lendo esse conteúdo, sanaremos todas as dúvidas sobre esses dois tratamentos que vêm revolucionando a área da dentística.

Quer estar por dentro do mundo da odontologia estética? Confira nosso Guia Completo sobre Dentística: Restaurando a Saúde e Estética do Seu Sorriso.

Dentre as inúmeras opções estéticas em dentística disponíveis para a transformação do sorriso, prezando a naturalidade e harmonia dos dentes, os venners e laminados se destacam. 

No entanto, existe uma diferença entre eles. Analisando seus modos de uso, tipos, funcionalidades e vantagens, é possível encontrar o procedimento mais adequado para cada tipo de necessidade.

A área da odontologia que visa aperfeiçoar a aparência dos dentes utilizando diversas opções de procedimentos é a prótese.

E é um profissional especializado na área que irá aplicar a técnica mais adequada, a fim de proporcionar um sorriso mais bonito e o aumento da confiança do paciente.

E é nesse conteúdo que esclareceremos tudo sobre veneers vs laminados, para que você possa escolher a melhor técnica para melhorar a estética do seu sorriso, visando a harmonia e naturalidade.

Os Veneers entre opções Estéticas em Dentística

O veneer nada mais é que um termo empregado na prótese para se referir a um tipo específico de material, utilizado para revestir os dentes.

Opções estéticas em Dentística

Essa técnica visa melhorar a estética, corrigir imperfeições, restaurar desgastes, modificar o formato irregular e fechar os diastemas dos dentes.

O objetivo dos venners é proporcionar para o paciente um sorriso mais harmônico e bonito, além de devolver a autoestima. 

3 tipos de aplicações do Venners

Existem diversas opções estéticas em dentística, entre os venners, há 3 tipos, com indicações e características específicas:

  • Venner de Porcelana – O tipo mais comum e utilizado, feito de porcelana, possui elevada durabilidade e resistência, além de ter uma aparência natural. Por ser de porcelana, é mais resistente a manchas e alteração de cor. 
  • Venner de Resina Composta – É uma opção mais acessível, seu material é uma mistura de resina com partículas de cerâmica, promovendo uma ótima aparência estética. Porém, sua resistência é menor e as alterações de cor ocorrem com o tempo. 
  • Venner de Lente de Contato Dental – Composta por porcelana ultrafina, essa opção é menos invasiva e não precisa desgastar o dente para a sua aplicação. Indicada para pacientes que possuem pequenas imperfeições.


A aplicação dos veneers é um procedimento realizado por um profissional da área no consultório, realizada em algumas sessões, a quantidade depende de cada caso.

A Avaliação inicial é determinante para o profissional poder analisar a saúde bucal do paciente e visualizar se é preciso realizar alguns reparos antes de iniciar o tratamento. 

Em seguida, é realizado o molde personalizado dos dentes do paciente para que a confecção dos veneers seja iniciada.

A produção é feita por um laboratório especializado conforme as especificações elaboradas pelo profissional.

Para a aplicação, é preciso que o dentista desgaste o esmalte dos dentes minimamente, para poder encaixar perfeitamente os veneers.

Fixamos o material usando uma resina especial e uma luz intensa, promovendo assim a aderência do material.

O uso dos veneers possui vantagens e também desvantagens em comparação às opções estéticas em dentística, confira quais são elas:

Vantagens das opções estéticas em Dentística

  • Melhora a estética do sorriso;
  • Corrige manchas, formatos dos dentes e desgastes;
  • Preserva a estrutura desgastando minimamente os dentes;
  • Resultados satisfatórios e visíveis imediatamente. 

Desvantagens das opções estéticas em Dentística

  • Custo elevado, principalmente no venner de porcelana.
  • Necessita de manutenções e cuidados periódicos.

Os Laminados entre opções estéticas em Dentística

Os laminados, entre as opções estéticas em dentística, são ideais para quem deseja uma grande transformação no sorriso, estando entre os mais buscados nas clínicas odontológicas, sendo utilizada para mudar o formato do dente e corrigir a cor.

Estética em Dentística

O nome dessa técnica, tão procurada, se deve às lâminas que revestem a parte superior dos dentes, podendo ser de cerâmica ou porcelana.

Então, confira o que diferencia os laminados de cerâmica dos laminados de porcelana, dentre as opções estéticas em dentística:

  • Laminado de Cerâmica ou Porcelana – Apesar de chamarem de formas diferentes, a cerâmica e a porcelana se tratam do mesmo material, são sinônimos. Possuem resistência elevada em comparação às de resina, não sendo manchadas se consumir café ou vinho tinto. Também conhecida como faceta laminada, essa opção é confeccionada em laboratório especializado e indicada para restauração da parte frontal de um ou mais dentes. Além de ser produzida conforme a cor natural dos demais dentes.
  • Laminado de Resina – Também conhecida como faceta laminada de resina, essa opção também tem qualidade estética como a cerâmica. No entanto, pode resistir menos aos alimentos com muitos corantes. Embora, fazendo o acompanhamento regular a cada 6 meses, é possível evitar esse efeito através do polimento.

Das aplicações do procedimento

O procedimento da aplicação dos laminados se dá a partir de uma avaliação inicial com o profissional escolhido, analisando a saúde bucal do paciente e identificando quais dentes precisaram da reparação.

Em seguida, o especialista realiza um planejamento personalizado e computadorizado, preparando a estrutura dental e para receber a aplicação dos laminados.

Podemos aplicar com o mínimo desgaste dos dentes, e, em alguns casos, até mesmo sem desgastá-los, preservando assim a estrutura do dente.

A aderência do laminado é feita por meio de cimentos resinosos. Após a confecção dos laminados provisórios, essa “colagem” permite uma maior durabilidade, sendo altamente estéticos, ou seja, ficando o mais natural possível. 

Em comparação a outras opções estéticas em dentística disponíveis no mercado, os laminados são uma técnica pouco invasiva, que em alguns casos não necessitam desgastar os dentes para a sua aplicação, oferecendo resultados satisfatórios e semelhantes aos dentes naturais.

Eficaz para quem tem em vista renovar o sorriso com um único material, garantindo beleza e harmonia.

Fatores a considerar entre opções Estéticas em Dentística

Quando se coloca em modo de comparação veneers vs laminados, como opções estéticas em dentística disponíveis, é preciso considerar alguns fatores na hora de ser feita a escolha.

Lembre-se de considerar as indicações para o uso de veneers e laminados, conforme a sua necessidade, visando sempre a expectativa para o resultado.

Compare o custo referente às duas opções, veja qual se alinha ao seu orçamento e qual se encaixa na sua realidade clínica. Além de considerar a durabilidade que cada opção oferece.

Por fim, tenha sempre em mente suas necessidades estéticas individuais, como você imagina o resultado. Serão esses fatores pautados que te levarão a fazer a melhor escolha entre as opções estéticas em dentística.

Orientações e cuidados Pós-tratamento

Concluindo a aplicação de veneers ou laminados, é necessário que o paciente siga as orientações e cuidados no pós-tratamento recomendados por seu especialista, para o procedimento ter uma durabilidade maior a longo prazo.

Deve-se seguir as orientações para ambos os procedimentos, evitando futuros danos que possam ocorrer tanto nos veneers quanto nos laminados.

Em geral, os cuidados essenciais recomendados são:

  • Realizar visitas frequentes ao dentista.
  • Manter uma boa higiene bucal.
  • Fazer as escovações de maneira adequada após as refeições.
  • Usar fio dental diariamente. 
  • Reduzir o uso de bebidas coradas e alimentos com alta pigmentação.
  • Evitar morder objetos.
  • Entre outros.


Existe o risco de possíveis complicações pós-procedimento, que podem ocorrer se a aplicação não for realizada corretamente ou se o paciente não mantiver uma boa higiene bucal.

No entanto, em caso de complicações, é necessário entrar em contato imediato com o especialista escolhido para que ele possa resolver da melhor maneira possível, sempre priorizando a saúde e o bem-estar do paciente.

Os resultados satisfatórios das opções Estéticas em Dentística

Primeiramente, os pacientes que optaram pela aplicação de veneers estão maravilhados com o sucesso que a técnica trouxe para o sorriso, mudando totalmente a estética, corrigindo manchas e imperfeições, proporcionando dentes mais brancos, além de aumentar a autoestima e devolver a confiança.

Opções Estéticas em Dentística

Principalmente, já os pacientes que optaram pela aplicação dos laminados também alcançaram resultados satisfatórios, percebendo uma melhora significativa no formato dos dentes, resultando numa mudança no desempenho funcional e realçando o sorriso. O melhor de tudo, com desgaste mínimo na estrutura dental.

O exemplo disso é que, em um estudo clínico, um paciente do sexo masculino se queixava de falta de estética, dentes amarelados, incômodo no formato e diastema.

Seu intuito era a aplicação de laminados, justamente pelo tratamento ser pouco invasivo e preservar sua estrutura dentária, desgastando o mínimo possível seus dentes.

Principalmente, o resultado alcançado, após a análise do caso e a escolha ideal entre opções estéticas em dentística, foi satisfatório, com um sorriso transformado, bonito e saudável, com dentes brancos, mudança no formato e fechamento dos diastemas. Promovendo uma melhor estética e devolvendo a funcionalidade.

Conclusão: Veneers vs Laminados 

Primeiramente, entendendo os pontos que diferem as opções estéticas em dentística disponíveis, os pacientes podem escolher conscientemente entre veneers ou laminados.

Principalmente, com informações completas e precisas, saber qual tratamento optar fica mais fácil.

Nosso conteúdo tem como principal objetivo informar e fornecer uma visão abrangente das opções mais procuradas na odontologia estética, expondo as vantagens e desvantagens que cada procedimento oferece.

Dessa forma, os pacientes conseguem ter uma comunicação aberta com o especialista, para que assim escolham as melhores opções estéticas em dentística, e alcancem juntos um sorriso radiante, bonito e saudável, além de recuperar a autoestima.

Quer saber mais sobre Veneers e Laminados?

Confira as principais dúvidas sobre essas opções estéticas em dentística:

1. Qual a diferença entre veneers e laminados em odontologia estética?

Primeitamente, ambas são laminas ultrafinas aplicadas na parte superior do dente; então, o que as diferencia são os materiais presentes em suas composições e os valores.

2. Quais são as principais indicações para utilizar veneers ou laminados?

As principais indicações para utilizar essas opções estéticas em dentística são: quando o dente apresenta desgaste excessivo no esmalte dentário ou desgaste natural, apresentar danos na parte frontal do dente causado por cáries ou tiver manchas escuras nos dentes. No entanto, sempre recomendamos buscar a ajuda de um especialista para uma análise detalhada.

3. Os veneers e laminados podem ser removidos posteriormente?

Sim, é possível remover tanto os veneers quanto os laminados. No entanto, as modificações feitas durante a aplicação de ambos podem não ser reversíveis.

4. Quanto tempo dura um tratamento com veneer ou laminado dental?

O tempo de duração do tratamento varia de acordo com o paciente, somente o profissional especializado irá informar, de forma precisa, a duração.

5. É possível clarear os dentes que possuem veneers ou laminados?

Em primeiro lugar, não é possível clarear os dentes que possuem veneers ou laminados, o clareamento só irá funcionar nos dentes naturais, caso queira deixar mais branco, será necessário realizar a substituição. 

6. A aplicação de veneers ou laminados é dolorosa?

A aplicação de ambas opções estéticas em dentística é indolor para o paciente, então é tratamento relativamente tranquilo e muitas das vezes sem necessidade de anestesia.

7. Quais são as vantagens dos veneers em comparação aos laminados?

Antes de tudo, as vantagens dos veneers em comparação com os laminados estão relacionadas à durabilidade, dependendo do tipo de material utilizado, os veneers terão uma duração maior que os laminados.

8. Existe alguma restrição alimentar após colocar os veneers ou laminados?

Sobretudo para uma maior durabilidade e vida útil, recomendamos reduzir o consumo de alimentos pigmentados, refrigerantes escuros, café, vinho tinto, alimentos ácidos, entre outros.

9. Os veneers e laminados interferem na fala do paciente após o procedimento?

Não, o paciente que realizar a aplicação de veneers ou laminados não terão interferência na fala, mas sim uma melhora na fonética.

10. Qual o custo médio da aplicação de opções Estéticas em Dentística, como veeners vs laminados?

Em primeiro lugar, o valor tanto de veeners quanto de laminados irá depender do tipo utilizado, da clínica escolhida e da quantidade de dentes que precisarão da aplicação.

Quer mudar a estética do seu sorriso aplicando veeners ou laminados? Então, entre em contato com a Ferrari Odontologia e marque sua avaliação para encontrar as melhores opções estéticas em dentística. O Dr Lucas Carneiro e sua equipe esperam por você!

Partilhar com: