Sendo colocada na fase final do tratamento ortodôntico, a contenção fixa serve para manter os dentes na posição correta. Garantindo o resultado satisfatório ao paciente no término do processo.
Após o paciente retirar o aparelho convencional fixo, é comum que os dentes retornem a posição inicial que se encontrava antes do tratamento, podendo ser necessário colocar a contenção fixa para evitar que esse problema ocorra e acabe prejudicando a estética ideal alcançada anteriormente.
Fundamental no final do tratamento de aparelho dentário, a contenção consiste em apenas um único fio e é imperceptível as outras pessoas, uma vez que é presa na parte interna dos dentes do paciente.
Aqui, na Ferrari Odontologia, fazemos a indicação de algum procedimento, sempre após uma avaliação inicial, para termos condições técnicas e reais de sugerirmos o melhor tratamento para nossos pacientes.
Apesar disso, podemos dizer a partir de nossa extensa experiência que é comum, após o tratamento ortodôntico, que alguns dentes apresentem maior tendência a voltar a posição anterior. Isso se dá porque as fibras periodontais possuem memória e são elásticas.
Para evitar essa movimentação, a contenção fixa é recomendada para todos os pacientes após a finalização do tratamento ortodôntico. Esse procedimento irá garantir que o resultado não será perdido.
Como o procedimento é uma etapa final do tratamento ortodôntico, é necessário que o paciente complete o tempo ideal da utilização de seu aparelho fixo, para que somente depois possa fazer a contenção.
Após completar o tratamento ortodôntico, retiramos o aparelho fixo, fazemos a limpeza e o polimento dos dentes. Para que, em seguida, possamos iniciar o procedimento.
Para fazermos a aplicação da contenção fixa, instalamos um fio metálico na parte de trás dos dentes, chamado face lingual, com resina.
É este fio que irá impedir que os dentes voltem à posição que tinham antes do tratamento ortodôntico. Dessa forma, o resultado não é perdido, proporcionando um sorriso uniforme para o paciente.
Aqui na Ferrari Odontologia, temos duas opções para realizar a contenção fixa. Sendo elas a contenção reta ou ondulada.
A contenção reta possui fácil aplicação, sendo essa opção mais próxima do dente, permitindo um maior conforto ao paciente.
Já a contenção ondulada, permite uma higienização mais facilitada, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes.
Porém, a escolha da variação muda conforme necessidade do caso de cada paciente.
A contenção fixa é um procedimento considerado rápido, na Ferrari Odontologia, ele tem duração de cerca de 30 min. Em apenas uma consulta o dentista conclui a aplicação.
Após o paciente fazer a colocação da contenção fixa no consultório, é de extrema importância que ele realize os cuidados e indicação feitas pelo seu dentista para manter a higiene e sua saúde bucal em dia.
Nós da Ferrari Odontologia, indicamos após o procedimento que o paciente cuide bem da sua higiene bucal, realizando a escovação adequada de seus dentes. Escovando bem ao redor da contenção para evitar o acúmulo de placa bacteriana e de tártaro.
Realizando os cuidados necessários, usando corretamente o fio dental e visitando regularmente o dentista, o paciente consegue manter seus dentes saudáveis a longo prazo.
Investir em seu sorriso é investir em você! Marque agora mesmo sua avaliação na Ferrari Odontologia. A Dra. Viviane Ferrari, especialista em ortodontia, e sua equipe estão a sua espera.
Mostre a beleza do seu sorriso. Temos uma equipe de especialistas prontos para te atender.
© 2024 Ferrari Odontologia. Todos os Direitos Reservados