Um sorriso bem cuidado é sinônimo de higiene bucal, mas para manter a estética e a saúde dos dentes longe das temidas cáries. Logo, a prevenção de Cáries é fundamental.
É preciso bem mais que a simples tarefa de realizar as escovações após as refeições.
É fundamental seguir cuidados diários e contínuos recomendados pelos dentistas para obter a correta prevenção de cáries.
Uma higiene bucal realizada corretamente é a primeira coisa que se destaca em uma pessoa.
Por outro lado, a má higiene também se destaca, porém, pelo lado negativo.
A área da odontologia que atua na prevenção de cáries é a dentística.
Onde o profissional instrui os pacientes sobre as práticas corretas para evitar essa condição que aflige crianças, adolescentes e adultos.
Conscientizando a população da importância dessas práticas, é possível manter os dentes saudáveis e livres de cáries.
Nesse conteúdo, forneceremos dicas fundamentais para a sua saúde bucal e vamos te mostrar que um sorriso bem cuidado está sempre em alta.
Se você gosta de estar sempre bem informado sobre a saúde e estética do seu sorriso.
Confira também nosso Guia Completo sobre Dentística: Restaurando a Saúde e Estética do Seu Sorriso.
Escovação Adequada na Prevenção de Cáries
Saber realizar uma escovação adequada é fundamental na prevenção de cáries.
Estudos, com dados alarmantes, apontam que em cada 10 pessoas apenas 1 sabe realizar a prática adequadamente.
A maioria das pessoas pensa que sabe escovar os dentes. Porém, a prática vai muito além de fazer movimentos circulares; uma escovação adequada requer uma escova de cerdas macias, pasta dental e fio dental.
Você deve escovar os dentes com movimentos suaves de cima para baixo, como se estivesse varrendo-os, não se esquecendo da parte interna das bochechas e da língua.
Escovar a língua é fundamental para eliminar o mau hálito!
E a forma correta de realizar essa escovação, é utilizando a escova verticalmente, eliminando assim qualquer resíduo de alimento existente.
A frequência diária recomendada por especialistas é de no mínimo 3 vezes.
Sendo elas após as refeições, recomenda-se também que a troca da escova ocorra a cada 3 meses.
Uso do Fio Dental Diariamente na Prevenção de Cáries
É de extrema importância finalizar a higiene bucal com o uso do fio dental, afinal, apenas realizar uma escovação adequada não é suficiente para a prevenção de cáries.
Muitas pessoas não usam o fio dental por não saberem a forma correta de utilizar.
Já que quase sempre não ensinaram essas práticas desde a infância. Isso também ocorre por questão de falta de hábito.
No entanto, o uso do fio dental diariamente é fundamental para fazer a remoção de pedaços de alimentos, entre os dentes, que a escova não consegue retirar, além de remover e prevenir as placas bacterianas.
A forma correta de usar o fio dental é passando entre os dentes, como se estivesse abraçando cada um deles, e embaixo da gengiva.
Em seguida, arraste para baixo e assim sucessivamente, lembrando-se de fazer de maneira suave, evite aplicar força.
Adoção de uma Dieta Equilibrada
A prevenção de cáries não se resume apenas a uma higiene bucal adequada, é necessário também adotar uma dieta equilibrada.
Alimentos ricos em açúcar, processados e refrigerantes não só fazem mal para a saúde, como elevam as chances de causar cáries.
Isso porque, as cáries são causadas por bactérias presentes em nossa boca, que se alimentam dos açúcares e carboidratos dos alimentos que ingerimos.
Conforme essas bactérias vão se alimentando, elas começam a produzir ácidos que acabam corroendo o esmalte dos dentes, resultando na formação de cáries.
Por isso, é fundamental reduzir o consumo dessas classes de alimentos e dar preferência a ingestão de opções mais saudáveis, como: proteínas e gordura animal.
Uso Enxaguante Bucal sem Flúor
O uso do enxaguante bucal com flúor é ideal para quem deseja manter o hálito fresco.
E apenas isso. É importante ressaltar que você não deve usar esses produtos com frequência para evitar causar desorganização na flora bucal.
Visitas Regulares ao Dentista
Para manter os dentes saudáveis é indispensável a visita regular ao dentista.
Portanto, é esse profissional capacitado que cuidará e avaliará sua saúde bucal, além de auxiliá-lo na prevenção de potenciais problemas e doenças, e tratar problemas odontológicos que possam surgir.
E identificar qualquer sinal de cárie presente, indicando sempre o tratamento adequado para o seu caso.
A recomendação é agendar consultas 2 vezes ao ano para exames dentários, realização de limpezas profissionais e consulta de rotina.
Sempre busque um profissional especializado para a realização desses procedimentos, uma das áreas que atuam aliando estética e saúde dos dentes é a dentística.
É com esse profissional especializado que você garante que seu sorriso seja perfeito por fora e saudável por dentro.
A importância da prevenção diária a longo prazo
Incluir na sua rotina de cuidados diários a escovação adequada.
O uso constante do fio dental e enxaguante bucal com flúor, uma alimentação equilibrada e visitar regularmente um profissional dentista.
Não somente irá garantir a prevenção da cárie, mas irá manter sua saúde bucal a longo prazo.
Manter seus dentes saudáveis resultará em um sorriso perfeito e elevará sua confiança.
Incluindo gradualmente cada uma dessas dicas na sua rotina bucal, essas práticas se tornarão um hábito para você e esse hábito irá proporcionar uma grande diferença no seu sorriso e na sua saúde bucal.
A vergonha de dar uma boa gargalhada não será mais a sua realidade, mas sim dentes mais fortes, saudáveis, bonitos e perfeitos, seu sorriso será seu cartão de visitas por muitos e muitos anos, basta fazer a diferença hoje.
Ainda com dúvidas relacionadas a prevenção de cáries?
Confira abaixo os principais questionamentos referentes ao tema:
1. Quais alimentos devem ser evitados para prevenir cáries?
Para a prevenção de cáries é necessário evitar alimentos ricos em açúcar, refrigerantes e processados, adotando uma dieta mais protéica, incluindo carnes de todas as origens e gordura animal.
2. Qual a importância da escovação dos dentes na prevenção de cáries?
Uma escovação adequada mantém os dentes mais bonitos e saudáveis, eliminando restos de alimentos deixados depois das refeições e bactérias da placa presentes na boca, sendo de extrema importância na prevenção de cáries.
3. Com que frequência é recomendado trocar a escova de dente?
Dentistas recomendam que você troque sua escova de dentes a cada 3 meses, ou antes, caso as cerdas da escova apresentem deformidades.
4. O uso do fio dental é importante na prevenção de cáries?
De fato, o uso do fio dental é fundamental na prevenção de cáries, somente ele consegue retirar os alimentos presos entre os dentes e a gengiva, local que a escova não consegue alcançar.
5. Como escolher um creme dental eficaz na prevenção de cáries?
Assim, os cremes dentais são coadjuvantes na higienização dos dentes. Eles lubrificam a superfície, facilitando a escovação. Ajudam a soltar os alimentos presos nos dentes e deixam o hálito fresco. Sendo assim, o flúor um elemento tóxico, prefira um creme dental sem flúor.
6. Existe alguma relação entre hábitos tabagistas e o desenvolvimento de cáries?
Fumantes possuem chances mais elevadas de desenvolver cáries do que um não-fumante, uma vez que a nicotina presente no cigarro é a responsável por elevar a proliferação de bactérias na boca que causam a cárie.
7. É possível prevenir câncer bucal através da manutenção da saúde bucal contra as cáries?
Manter a saúde bucal pode ajudar a prevenir o câncer na boca, porém, somente essas práticas não são o suficiente, é necessário também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, fumo, manter uma dieta equilibrada, entre outros.
8. Qual é idade indicada para iniciar consultas regulares ao dentista?
No entanto, recomenda-se iniciar consultas regulares ao dentista a partir dos primeiros 6 meses de vida Nessa fase, em que começam a surgir os primeiros dentinhos, é necessário iniciar os cuidados de higiene bucal para o bebê.
9. Quanto tempo após comer doces é preciso esperar antes de realizar higienização?
De acordo com especialistas, recomenda-se esperar 30 minutos após ingerir doces ou qualquer outro tipo de alimento para realizar a higienização. É necessário dar tempo para que a saliva equilibre o pH da boca, que foi alterado pelos alimentos ingeridos.
10. A utilização excessiva ou incorreta do enxaguante bucal também pode causar problemas nas gengivas?
Entretanto, diferente do que a maioria das pessoas pensa, a utilização incorreta ou excessiva do enxaguante bucal pode causar o aumento de tártaro, causando inflamações na gengiva.
Logo, é importante sempre buscar ajuda de seu dentista de confiança, para que ele te oriente sobre o uso correto do enxaguante bucal.
Agende uma consulta aqui, na Ferrari Odontologia, e converse com os nossos especialistas sobre o que há de mais inovador e avançado no que diz respeito à prevenção de cáries para manter os dentes saudáveis.