A área da dentística restauradora é responsável por restaurar a estética e a funcionalidade do dente.
Juntando essas duas questões importantes, todavia, o especialista atua para proporcionar ao paciente um sorriso perfeito e saudável.
O tratamento dentário restaurador é indicado para pacientes que sofrem com os danos causados por traumas ou cáries.
Tem como objetivo sanar esse problema, sendo assim, recuperando a total funcionalidade bucal e garantindo uma transformação estética satisfatória.
Quer entender mais sobre dentística?
Conheça também nosso Guia Completo sobre Dentística: Restaurando a Saúde e Estética do Seu Sorriso.
Todavia, reconstrução total do sorriso com dentística é um procedimento realizado por um especialista da área.
Cujo objetivo é restaurar dentes danificados, podendo utilizar coroas, implantes, facetas, entre outros, a depender do problema.
A importância da dentística restauradora na odontologia dedica-se à renovação do sorriso, proporcionando ao paciente dentes mais saudáveis e funcionais, devolvendo o prazer de se alimentar e de sorrir novamente sem nenhum pudor.
Apesar da importância, muitas pessoas se sentem confusas em relação à especialidade e não sabem quando recorrer à dentística restauradora para melhorar o sorriso.
Por isso, ao longo desse conteúdo, iremos orientá-lo da melhor maneira, para poder entender tudo sobre reconstrução do sorriso: o papel da dentística restauradora.
Sinais de Necessidade de Reconstrução Total do Sorriso
Quando falamos sobre quais são os sinais de necessidade que devem ser analisados para realizar uma reconstrução total do sorriso, podemos listar aqui diversas condições que requerem dentística restauradora.
Confira abaixo quais são os principais sinais que o dente apresenta:
- Bruxismo severo ou má oclusão dentária: O bruxismo resulta em desgaste dos dentes, podendo provocar afastamento entre 2 ou mais, sendo mais comuns na parte superior da arcada dentária. Além de provocar fortes dores de cabeça e na mandíbula.
Já a má oclusão dentária resulta nos dentes superiores se sobrepondo aos inferiores.
Ocasionando uma série de dificuldades como: dificuldade na mastigação, dentes sensíveis ou desgastados, desconforto na hora de se comunicar, entre outros.
- Dentes danificados por cáries, fraturas ou traumas: A cárie prejudica diretamente a estética dos dentes, podendo se expandir se não cuidada rapidamente e até ocasionar a perda do dente, além de acarretar diversos riscos para a saúde bucal.
Já as fraturas e traumas resultam em lesões que alteram o esmalte dentário ou, dependendo da gravidade, levam à perda definitiva do dente.
- Periodontite avançada: É o nível mais avançado da periodontal comum, onde o acúmulo de bactérias resulta na perda óssea e gengival.
- Desalinhamento dental: Dentes que nasceram tortos, sobrepostos um ao outro ou saltados, não se desenvolvendo corretamente. Ocasionando dificuldade em mastigar e afetando diretamente a estética.
Todos esses sinais descritos acima possuem necessidade de reconstrução total, visando uma melhora na qualidade de vida.
De fato, além de promover a recuperação da estética do sorriso com dentística restauradora.
Quando Recorrer à Dentística Restauradora
Um sorriso bem cuidado e saudável é o sonho da maioria, no entanto, existem algumas dúvidas relacionadas à busca pelo sorriso perfeito, como: quando a dentística restauradora é a melhor opção?
Quando é necessária a dentística restauradora? E Como a dentística restauradora pode reconstruir um sorriso?
A dentística restauradora é uma área que vem se destacando, justamente por aliar funcionalidade e estética.
Sendo comum surgir dúvidas relacionadas ao assunto, é preciso entender como se dá a reconstrução do sorriso através da dentística restauradora e assim saber quando recorrer a essa especialidade.
Para recorrer à dentística reparadora, é preciso analisar os sinais de necessidade como: bruxismo, má oclusão, dentes danificados por cáries, traumas ou fraturas ou desalinhamento dental.
Como proceder na identificação?
A primeira coisa a se fazer após identificar o que ocasiona o descontentamento com seu sorriso, será preciso realizar uma avaliação da saúde bucal com um profissional especializado.
Para ser verificado as condições de toda a sua estrutura bucal e, em seguida, fazer um planejamento para um tratamento personalizado, conforme o que você precisa.
Dessa forma, o profissional junto a você irá planejar quais serão os procedimentos para transformar seu sorriso e as técnicas de dentística restauradora que serão realizadas.
Após a avaliação da saúde bucal é que o profissional irá indicar o melhor tratamento conforme o seu caso.
A reconstrução do sorriso com restaurações dentárias é um procedimento comum.
E principalmente indicado para dentes danificados por cáries, existindo diversas opções disponíveis, variando cor, material e técnicas de aplicação.
Os procedimentos de dentística restauradora incluem: implantes, coroas, pontes e próteses dentárias.
Entretanto, quando falamos de saúde bucal, não podemos esquecer dos tratamentos periodontais, focando na saúde e também na estética das gengivas.
Ademais, a fim de melhorar a estética do sorriso, o profissional pode indicar alguns procedimentos cosméticos para alcançar um melhor resultado, como: facetas de porcelana ou resina, alinhamento dental, plástica gengival, entre outros, segundo a necessidade.
Benefícios da Reconstrução Total do Sorriso
Aprimorar o sorriso com dentística restauradora proporciona não só um aumento na qualidade de vida, como restitui a autoconfiança. Além disso, é possível notar uma série de benefícios da reconstrução total do sorriso.
Confira abaixo o que esperar da reconstrução total do sorriso:
- Melhora a mastigação e a função da fala
- Prevenção das complicações futuras na boca
- Melhora a estética do sorriso
- Repara lesões causadas por cárie, trauma ou fraturas
- Devolve a autoestima
Processo da Reconstrução Total do Sorriso
O processo de reconstrução total do sorriso: um guia para pacientes é necessário para entender como funciona desde o início até o pós-tratamento.
A primeira etapa se dá ao diagnóstico detalhado, onde o profissional irá realizar a identificação de quais são os dentes danificados.
Em seguida, ele irá planejar de forma individualizada o melhor procedimento conforme a necessidade do paciente.
Após o planejamento, o profissional irá iniciar o tratamento, conforme o definido.
É nessa etapa que serão realizados os procedimentos para eliminar a parte danificada do dente e reconstruir totalmente o seu sorriso.
Por fim, o profissional escolhido para realizar esse processo, irá fazer o acompanhamento pós-tratamento e recomendações necessárias, como: controlar o consumo de alimentos ricos em açúcar, redobrar a atenção na hora de realizar as mastigações, evitar alimentos que grudam facilmente no dente, entre outros cuidados.
É seguindo esse processo que você irá garantir a reconstrução do sorriso através da dentística restauradora.
Dúvidas sobre a reconstrução do sorriso através da dentística restauradora
Quando falamos sobre a reconstrução total do sorriso, surgem algumas dúvidas relacionadas ao procedimento. Confira as principais questões:
- Custos dos procedimentos: variam conforme o material que será utilizado no processo, levado em consideração quais serão os dentes que precisarão ser reconstruídos e a parte danificada.
Sendo assim, converse com seu especialista e procure uma alternativa com maior custo benefício, não esquecendo de priorizar a eficácia do tratamento.
- Cobertura por seguro: Também varia segundo o seu plano, sendo necessário consultar se você possui esse benefício e como ele funciona.
- Tempo necessário durante o tratamento: O tempo durante o tratamento varia conforme a necessidade de cada paciente, não podendo ser citado um tempo específico de duração.
- Alternativas menos invasivas: Uma das alternativas menos invasivas na reconstrução total do sorriso é a restauração em resina, sendo o procedimento mais utilizado.
Transformação na Vida dos Pacientes
Quando falamos sobre dentística restauradora: uma solução para um sorriso mais bonito, é evidente os inúmeros casos de sucesso em reconstrução total do sorriso.
Contudo, além dos benefícios que o tratamento adequado traz para a vida dos pacientes, a melhora da qualidade de vida é expressiva.
A dentística restauradora não somente proporciona uma melhor qualidade de vida, como oferece uma melhoria na função mastigatória e de fala, além de devolver a autoestima e autoconfiança dos pacientes.
É de extrema importância buscar um profissional da área se você está sofrendo com a sua saúde bucal e se privando de sorrir para a vida.
Um sorriso bonito vai além da estética, ele está diretamente ligado com a funcionalidade, a qualidade de vida e a prevenção de doenças.
Com Dúvidas Relacionadas a Dentística Restauradora?
Confira abaixo os principais questionamentos sobre a reconstrução total do sorriso:
1. O que é a Reconstrução Total do Sorriso?
É um procedimento que visa reconstruir a forma do dente e a sua função.
2. Quais são os motivos para recorrer à Dentística Restauradora?
Os principais motivos para recorrer à dentística restauradora é a se você sofre com bruxismo severo ou má oclusão dentária, dentes danificados por cáries, fratura ou trauma, periodontite avançada ou desalinhamento dental.
3. Qual o papel do dentista especializado em Dentística Restauradora nesse processo?
Esse profissional especializado em dentística restauradora identificará quais os dentes estão danificados, planejará o melhor tratamento para o seu caso e realizará os procedimentos conforme necessário.
4. Como saber se preciso de uma Reconstrução Total do Sorriso?
É preciso analisar os sinais de necessidades e buscar ajuda de um profissional especializado na área.
5. A reconstrução total do sorriso dói?
Na hora de realizar o procedimento o profissional aplica uma anestesia local para que o paciente não sinta dor durante o processo.
6. Qual é o tempo médio necessário para realizar uma Reconstrução Total do Sorriso?
O tempo necessário para realizar a reconstrução total do sorriso varia de paciente para paciente, dependendo de acordo com cada caso. Além disso, somente um profissional especializado poderá dizer o tempo.
7. Existe alguma restrição após fazer uma Reconstrução Total do Sorriso?
Realizar alguns cuidados pós-tratamento é de extrema importância, como por exemplo, controlar o consumo de alimentos ricos em açúcar, redobrar a atenção na hora da mastigação e evitar ingerir alimentos que tendem a grudar nos dentes facilmente, entre outros recomendados pelo seu dentista.
8. Quais são os benefícios da Reconstrução Total do Sorriso além da estética dental?
Os benefícios proporcionados pela reconstrução total do sorriso, são por exemplo, a melhora na função mastigatória e da fala, melhora na qualidade de vida, aumento da autoestima e autoconfiança.
9. Posso escolher diferentes materiais para minha Reconstrução Total no Sorriso?
Recomenda-se que o procedimento não seja realizado com diferentes materiais; Ainda assim, sempre busque orientação de um profissional especializado na área.
Está procurando atendimento especializado em dentística restauradora? Aqui na Ferrari Odontologia, a Dra. Viviane Ferrari pode auxiliar a reconstruir seu sorriso, indicando os melhores procedimentos de acordo com sua necessidade. Proporcionando uma melhora significativa na sua qualidade de vida, com um tratamento personalizado.