Passo a passo de uma Restauração Dental : O que esperar durante o tratamento?

Dra Patricia La Torre

A restauração dental é um procedimento muito realizado nos consultórios odontológicos, recomendado para pacientes que possuem pequenas fraturas nos dentes, sofrem com cáries ou para pacientes que buscam melhorar a estética do sorriso.

Provavelmente, você já deve ter realizado a restauração dental em alguma fase da vida, se não fez, com certeza conhece alguém que já realizou esse procedimento. 

Quer entender como funciona o passo a passo e saber o que esperar durante o tratamento? Continue lendo esse conteúdo que iremos te contar tudo!

A restauração dental é um tratamento que visa restituir a função, forma e aparência do dente danificado. Sendo fundamental para restaurar danos causados por traumas ou cáries, devolvendo ao paciente a funcionalidade de forma saudável.

Ao realizar a restauração dental, o dentista remove a parte do dente danificada e limpa a área, evitando a proliferação de bactérias e prevenindo que o problema evolua para um estágio mais grave.

O material utilizado nesse tipo de procedimento é diverso. No entanto, a mais comum é a resina, devido a sua qualidade e semelhança estética aos dentes naturais.

Avaliação Inicial

Para saber se há necessidade de uma restauração dental, o dentista irá realizar uma avaliação, examinando cada dente do paciente.

Para uma avaliação mais completa sobre o dano dental, o profissional poderá ainda solicitar um exame radiográfico da boca, podendo ser parcial ou completo.

Outro modo utilizado pelos dentistas é a utilização de um corante para a detecção. Ao passar nos dentes do paciente, o corante irá aderir e apontar quais são as partes cariadas.

Ademais, é possível utilizar ferramentas com fluorescência a laser, empregadas mais para áreas de fissuras e depressões, sobre os pré-molares e molares. 

A partir da extensão do dano causado pela cárie é que o profissional irá escolher a melhor opção de tratamento para o paciente e definir a restauração dental adequada para o seu caso.

De modo geral, se você está sentindo dores, sofrendo com cáries ou fraturas nos dentes, existe uma probabilidade alta de precisar de uma restauração dental.

Preparação para a Restauração Dental

Para realizar a restauração dental, o profissional utiliza anestesia local para proporcionar mais conforto ao paciente durante o tratamento. No entanto, se a cárie não for muito profunda, o uso da anestesia pode ser dispensado.

Após fazer a preparação do dente, é hora de iniciar a remoção do tecido danificado. O dentista irá remover a parte cariada com o auxílio de uma broca, que possui diversos tamanhos e formatos distintos.

É o profissional que irá escolher a melhor opção de restauração dental conforme a localização e o tamanho da cárie do paciente.

Assim que o dentista retirar completamente o tecido danificado, ele preparará a cavidade, moldará o espaço e aplicará um gel ácido.

Esse gel atua fazendo pequenas irregularidades na superfície do esmalte dentário para receber a restauração. 

Escolha do Material da Restauração Dental

Existem diversas opções disponíveis para realizar uma restauração dental, mas a escolha do material está diretamente relacionada ao método utilizado para o tratamento.

Sendo alguns métodos mais tradicionais e outros mais avançados.

Ademais, não existe um material ideal para cada paciente, a escolha do material dependerá de fatores, como: 

  • Custo total do procedimento;
  • Extensão do dano;
  • Localização do dente danificado;
  • Alergia do tipo de material.


Confira as opções dos diferentes tipos de materiais disponíveis e como realizamos a restauração em cada caso:

Restauração Dental de Ouro

Conhecida por sua capacidade de conservação elevada, a restauração dental de ouro possui um tempo de duração de até 20 anos se bem cuidada. Sendo melhor aceita pelo organismo e compatível com os tecidos gengivais.

Esse tipo de material é feito sob encomenda e aplicado cimentado no dente, sendo necessárias várias consultas para finalizar o tratamento.Além de ser uma opção que possui um custo mais elevado em comparação às outras.

Restauração de Amálgama 

Uma das opções mais econômicas e com alta resistência. A restauração dental de amálgama já foi a mais comum, recomendada, no passado, para pacientes que possuíam uma cárie profunda nos dentes.

Por ser na cor prata, a amálgama não é indicada para restaurações muito visíveis devido à estética insatisfatória.

Por isso, pessoas que buscam uma aparência impecável nos dentes e um resultado natural geralmente escolhem menos esse tipo de material.

Desde 2019, a ANVISA passou a proibir a utilização desse material nos consultórios odontológicos.

Restauração de Resina Composta

Indicado para pacientes que buscam um resultado mais natural, a resina composta tem maior capacidade de alcançar a cor natural dos dentes, garantindo um resultado satisfatório e esteticamente mais agradável.

Os dentistas fazem a restauração de resina composta combinando dois ingredientes e aplicando diretamente na cavidade do dente.

No entanto, não recomendamos essa opção de restauração para pacientes que precisam de reparos em grandes áreas.

Outra desvantagem é que esse material se desgasta com o tempo, podendo até mesmo lascar, com duração de no máximo 10 anos. Além de a cor ter maior probabilidade de manchar devido ao consumo de café, tabaco ou chá.

Restauração Dental de Porcelana

Assim como os dentistas fazem as restaurações de ouro sob medida, eles também fazem a opção de porcelana. Essa opção é recomendada para pacientes que buscam uma estética satisfatória e resultados naturais.

Podem ser combinadas com a cor natural dos dentes e possuem resistência elevada às manchas, o que é uma vantagem a ser considerada, além da aplicação ser menos invasiva.

No entanto, seu custo é mais elevado.

Restauração Dental de Ionômeros de Vidro

Os ionômeros de vidro são uma opção que combina uma mistura de outros ingredientes e pode ser combinada com a cor natural dos dentes.

Esse tipo de restauração libera flúor que protege o dente do surgimento de futuras cáries.

Sendo muito recomendado para crianças. No entanto, uma desvantagem do ionômero de vidro é devido à sua baixa durabilidade. 

Confecção da Restauração Dental

Após o profissional preparar adequadamente o dente, ele aplica o material na cavidade preparada. Como mencionado anteriormente, o gel ácido é aplicado na cavidade antes da restauração.

O ataque ácido cria minúsculas irregularidades na superfície do esmalte dentário. Em seguida, aplicamos o adesivo, que aumenta a adesão dos materiais, e depois o material restaurador escolhido, de acordo com o caso do paciente, preenchendo as irregularidades feitas pelo gel.

O profissional vai preenchendo a cavidade com a restauração até chegar na forma e função adequada para o paciente, moldando e ajustando para um encaixe perfeito. 

Cura e Polimento

Alguns tipos de restauração dental, como a de resina composta, que é fotopolimerizável, requerem uma luz para ativá-las.

Se o material escolhido precisar dessa luz para endurecer, o profissional irá preencher a cavidade gradualmente, colocando a luz sobre ele, fotopolimerizando o material e fortalecendo o mesmo.

Após finalizar a cura com luz especializada, o dentista irá utilizar a broca para fazer o polimento do dente, garantindo um acabamento estético e harmônico.

Verificação da Oclusão

A verificação da oclusão é fundamental para garantir que a restauração não está interferindo na mordida do paciente. Então, uma má oclusão pode ocasionar dores, quebra no material e até mesmo trauma.

A princípio, realizamos o ajuste oclusal com papel carbono para eliminar qualquer interferência na mordida.

O profissional irá pedir ao paciente que morda o papel carbono para verificar se as marcas no papel estão semelhantes, identificando assim se o dente restaurado está alto ou não. Se estiver presente, o dentista desgastará o dente para aliviar a oclusão.

Orientações do Pós-tratamento da Restauração Dental

A princípio, após realizar uma restauração dental é comum que alguns pacientes sintam alguma sensibilidade, podendo durar por algumas horas ou alguns dias, sendo necessário seguir algumas orientações pós-tratamento para diminuir esse desconforto.

Confira, então, quais são elas:

  • Evite alimentos açucarados;
  • Mastigue devagar e cuidado com a mordida;
  • Evite alimentos que possam prender no dente;
  • Corte os alimentos em pequenos pedaços;
  • Mastigue de boca fechada;
  • Mantenha a higiene bucal em dia;
  • Realize visitas regulares ao dentista.

A Restauração Dental em Resumo

Antes de tudo, ao longo desse conteúdo, abordamos o passo a passo de uma restauração dental, iniciando pela avaliação para determinar se é necessário realizar o tratamento, entendemos como o profissional realiza a preparação do dente, quais os tipos de materiais disponíveis.

Também visualizamos sobre a confecção da restauração dental, a aplicação do material no dente, o processo de fotopolimerização e polimento, e a importância de verificar a oclusão para o bem-estar.

Em primeiro lugar, além de aprender as orientações necessárias para seguir após o tratamento e reduzir os desconfortos.

A princípio, agora que você já sabe como funciona uma restauração dental, é importante saber o impacto positivo nos pacientes.

Então, uma pessoa bem informada sobre o tratamento tende a ter um diálogo mais aberto com o seu dentista, expondo suas expectativas de resultado de maneira mais clara e objetiva.

Se você prioriza a estética e saúde dos seus dentes e quer estar por dentro da área de dentística, então, confira nosso conteúdo Guia Completo sobre Dentística: Restaurando a Saúde e Estética do Seu Sorriso.

Ainda com dúvidas sobre Restauração Dental?

Então, confira abaixo algumas das perguntas mais procuradas sobre o assunto:

1. Quais são os passos iniciais de uma restauração dental?

A princípio, os passos iniciais de uma restauração dental são os seguintes: avaliação profissional, preparação do dente, escolha do material de restauração, confecção da restauração, fotopolimerização e polimento e avaliação da oclusão.

2. Como o dentista prepara o dente para a restauração?

Antes de tudo, preparamos o dente removendo a área cariada e limpando as bactérias existentes. Em seguida, aplicamos um gel ácido para preparar o dente para a restauração.

3. Qual material utilizamos em uma restauração dental?

Em primeiro lugar, podemos utilizar diversos materiais em uma restauração dental, incluindo ouro, amálgama, resina composta, porcelana e ionômero de vidro.

4. É possível escolher a cor da resina composta usada na restauração?

A princípio, a cor utilizada na restauração será sempre semelhante à cor do dente natural do paciente, garantindo um resultado natural.

5. Quando se deve esperar sentir sensibilidade após uma restauração dental?

Sobretudo, é comum sentir sensibilidade após uma restauração dental, podendo durar algumas horas ou alguns dias. Então, se a sensibilidade estiver gerando um incômodo insuportável, procure imediatamente um profissional dentista.

6. Quanto tempo leva para completar uma restauração dental?

Principalmente, o tempo necessário para completar uma restauração dental varia dependendo da quantidade de dente que precisa ser restaurada.

7. Posso comer normalmente depois de fazer uma restauração dental?

Após fazer uma restauração dental, você já pode se alimentar normalmente, no entanto, recomendamos evitar alimentos açucarados ou pegajosos.

8. É normal sentir algum desconforto durante ou após a realização de uma restauração dental?

Primeiramente, não é normal sentir desconforto durante a realização de uma restauração dental, em caso de dor avise seu dentista. Então, após o tratamento é comum sentir dor ou sensibilidade.

9. Com que frequência devo retornar ao dentista para verificar minha nova restauração dental?

Você deve visitar o dentista a cada 6 meses ou sempre que necessário.

10. Qual cuidado extra é necessário após fazer uma nova obturação?

Antes de mais nada, o cuidado necessário após realizar uma nova obturação é evitar hábitos nocivos, como: ficar mordendo objetos com tampa de caneta, parar de roer unhas e usar os dentes para abrir qualquer embalagem. 

Partilhar com: